Terços



Origem e significado do santo Rosário

Corria o ano da graça de 1214. Havia bastante tempo que o Languedoc, região meridional da França, vinha sendo assolado por uma infame e terrível heresia: a dos albigenses.

Convocada uma Cruzada para estancar o mal, o choque entre católicos e hereges não tardou a acontecer. E a terra da nobre nação francesa passou a ser o teatro de inúmeras e sangrentas batalhas em que católicos e albigenses disputavam o terreno palmo a palmo.

S DOMINGOS DE GUSMAO-2.jpgPorém, apesar de tanto sangue derramado, a heresia continuava a devastar as almas. Como mover o Céu a derrotá-la? Como obter de Deus uma vitória definitiva?

Dias de terrível aflição foram aqueles! Havia horas em que tudo parecia perdido, e a heresia triunfante tudo destruía, manchava e conspurcava.

Nesse estado de tribulação extrema da Cristandade, São Domingos, movido por inspiração divina, entra numa grande e densa floresta próxima de Toulouse (capital do Languedoc). Ali passa três dias e três noites em contínua oração e penitência, não cessando de gemer, de chorar e de se flagelar, implorando a Deus que tivesse pena de sua própria glória calcada aos pés pela heresia albigense.

Em conseqüência de tamanho ardor e esforço, acaba por cair semi-morto. E eis que então, Maria Santíssima, resplandecente de glória, lhe aparece.

A conversão dos albigenses por São Domingos

"A Santíssima Virgem, que estava acompanhada de três princesas do Céu, lhe disse: ‘Sabes tu, meu caro Domingos, de que arma a Santíssima Trindade se serviu para reformar o mundo?' - ‘Ó Senhora! respondeu ele, Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho Jesus Cristo fostes o principal instrumento de nossa salvação'. Ela continuou: ‘O instrumento principal dessa obra foi o Saltério angélico, que é o fundamento do Novo Testamento. Portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Saltério'. O Santo levantou-se muito consolado e, abrasado de zelo pelo bem desses povos, entrou na catedral. No mesmo momento os sinos tocaram, pela intervenção dos Anjos, para reunir os habitantes. No início da pregação caiu uma espantosa tempestade. A terra tremeu, o sol se nublou, os trovões e relâmpagos redobrados fizeram estremecer e empalidecer todos os ouvintes. Seu terror aumentou ao verem uma imagem da Santíssima Virgem, exposta num lugar eminente, levantar três vezes os braços para o céu, para pedir ao Senhor vingança contra eles se não se convertessem e não recorressem à proteção da santa Mãe de Deus.

O Céu queria, por esses prodígios, estimular a nova devoção do santo Rosário e torná-la mais conhecida. A tormenta cessou, por fim, devido às orações de São Domingos. Ele continuou seu sermão e explicou com tanto fervor e entusiasmo a excelência do santo Rosário, que quase todos os tolosinos o adotaram, renunciando a seus erros. Em pouco tempo verificou-se uma grande mudança na vida e nos costumes da cidade."
Essa narrativa, de autoria do Bem-aventurado Alano de la Roche (1428-1475), no seu famoso livro Da dignidade doROSARIO_01 RAE 22.jpgSaltério*, é conforme a uma sólida e venerável tradição, segundo a qual a pregação do Rosário foi recomendada pessoalmente por Nossa Senhora a São Domingos.

Apesar de, modernamente, a autenticidade desses fatos haver sido contestada por vários especialistas, que alegam a ausência de documentos contemporâneos que os atestem, a crítica histórica vem demonstrando o acerto de se considerar São Domingos - fundador da Ordem dos Pregadores (os dominicanos) - como o instituidor do Rosário, e a voz de numerosos Pontífices Romanos o confirmam.

Assim, a devoção do Rosário continua estreitamente vinculada a São Domingos, sem dúvida o seu primeiro grande propagador. Obtendo excelentes frutos, ele o pregou durante o resto de sua vida "não só pelo exemplo, como de viva voz, nas cidades e nos campos, diante dos grandes e dos pequenos, dos sábios e dos ignorantes, diante dos católicos e dos hereges" 58.
Alguns anos depois da morte de São Domingos, o costume da recitação do Rosário começ0u a cair pouco a pouco em desuso, por diversas causas. Um de seus filhos espirituais, o Bem-aventurado Alano de la Roche, no século XV, trabalhando incansavelmente na restauração dessa piedosa prática, conseguiu fazê-la reflorescer e difundir por todo o orbe católico.
Coroa de rosas

São Luís Maria Grignion de Montfort (1673-1716), grande apóstolo da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, consagrou um de seus extraordinários escritos a enaltecer as excelências do Rosário. Trata-se de O segredo admirável do santíssimo Rosário para se converter e se salvar, em cujas páginas o Santo comenta a origem dessa prática de devoção, seu significado e suas maravilhas, reveladas pela própria Mãe de Deus.

As considerações apresentadas em seguida são extraídas da mencionada obra de São Luís Grignion a respeito do Rosário.
Depois que o Bem-aventurado Alano de la Roche renovou essa devoção ao Saltério de Maria, a voz popular, que é a voz de Deus, conferiu-lhe o nome de Rosário, que significa "coroa de rosas". Quer dizer que todas as vezes que alguém reza, de modo conveniente, seu Rosário, deposita sobre a cabeça de Jesus e de Maria uma coroa formada de 153 rosas brancas e 16 rosas vermelhas do Paraíso, as quais nunca perderão sua beleza ou seu brilho. A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome MAOS DE NOSSA SENHORA COM O TER?O........jpgde Rosário, revelando a vários devotos seus que eles Lhe apresentariam tantas e agradáveis rosas quantas Ave-Marias recitassem em sua honra; e tantas coroas de rosas quantos fossem os Rosários por eles rezados.

O Irmão Afonso Rodrigues, da Companhia de Jesus, recitava seu Rosário com tanto fervor que se via, com freqüência, a cada Pai-Nosso, sair de sua boca uma rosa vermelha, e a cada Ave-Maria uma branca, igual em beleza e em bom odor.

As crônicas de São Francisco narram que um jovem religioso tinha o louvável costume de rezar todos os dias, antes da refeição, a coroa da Santíssima Virgem. Um dia, não sei por que imprevisto, deixou de fazê-lo. Tendo soado a hora do jantar, pediu a seu superior a permissão para recitá-la antes de se dirigir à mesa. Com esta licença, recolheu-se em seu quarto. Porém, como demorasse em retornar, o superior enviou um religioso para chamá-lo.

Esse religioso o encontrou no seu quarto, todo resplandecente de celeste luminosidade, e a Santíssima Virgem e dois anjos junto dele. À medida que ele dizia uma Ave-Maria, uma bela rosa saía de sua boca; os anjos recolhiam as rosas, uma após outra, e as colocavam sobre a cabeça da Santíssima Virgem, que manifestava sua alegria com tais adornos. Dois outros religiosos, enviados para ver a causa da demora dos primeiros, presenciaram todo esse mistério, e Nossa Senhora só desapareceu quando a coroa foi inteiramente recitada.

O Rosário é, pois, uma grande coroa, e o Terço [a terça parte do Rosário] é um pequeno chapéu de flores ou um diadema de rosas celestes que se deposita sobre a cabeça de Jesus e de Maria. Assim como a rosa é a rainha das flores, assim também o Rosário é a rosa e o primeiro dos atos de piedade.


O ROSÁRIO E O TERÇO
O Rosário é composto de 20 dezenas divididas em quatro partes distintas, cada qual contendo 5 dezenas. Em cada dezena, contempla-se um Mistério, ou seja, um acontecimento da vida de Jesus. Enquanto se medita o Mistério, reza-se uma dezena composta de 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória. Enquanto o Terço são as rosas que oferecemos à Mãe de Deus, o Rosário é uma coroa de rosas.
O Terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistérios. Após cada Mistério segue um Glória ao Pai e a Jaculatória.

O Terço é a terça parte do Rosário. É um conjunto de orações, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistérios de nossa fé. São as rosas que, por amor, oferecemos à Mãe de Deus.
Para Rezar o Terço
• Inicia-se com o "+Pelo sinal da Santa Cruz, +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, +dos nossos inimigos", ou somente faz-se o Sinal da Cruz (quando em grupo é sempre bom usar cânticos: para iniciar, entre os Mistériose ao final do Terço ou Rosário);
• segurando o terço, fazemos a Oração Inicial e o Oferecimento, após segurando a Cruz do Terço reza-se o Credo;
• reza-se um Pai-Nosso, após três Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e a Jaculatória;
• Início dos Mistérios: anúncio do Mistério, (a leitura bíblica e uma pausa de silêncio, para meditar se a pessoa assim o desejar);
• em cada Mistério, rezam-se um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória;

• no Quinto e último Mistério após a Jaculatória, fazemos o Agradecimento, após reza-se uma Salve-Rainha;
• faça o Sinal da Cruz e o Terço está encerrado.

Eclarecimentos:
- O Terço tradicional possuia três Mistérios (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos), porém em "16 de outubro de 2002, em sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae", o Papa João Paulo II propôs novos Mistérios, que deverão ser rezados às quintas-feiras.- Anunciando os novos Mistérios, o Papa ressaltou seu caráter cristológico: contempla os mistérios da vida pública de Jesus do Batismo à Paixão.- Com este novo modo de rezar, o Papa quiz enfatizar mais ainda a idéia do "Rosário" como um compêndio do Evangelho.- Após recordar a encarnação e a vida oculta de Cristo (Mistérios Gozosos), antes de considerar os sofrimentos da Paixão (Mistérios Dolorosos) e o triunfo da Ressurreição (Mistérios Gloriosos), centramos nossa meditação em alguns momentos significativos da vida pública de Jesus (Mistérios Luminosos).
* Retirado do encarte do livro "Rezemos o Terço" de Pe. José Geraldo Rodrigues.
Obs: Se tiver dificuldade, reze o terço simplificado, sem leitura bíblica e cânticos, como na figura abaixo.
m
OS MISTÉRIOS
MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)
1. Anunciação do Anjo Gabriel a Maria;
2. Visita de Maria à sua prima Isabel;
3. Nascimento de Jesus em Belém;
4. Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Maria;
5. Encontro de Jesus no templo entre os doutores da Lei.

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. Batismo de Jesus no rio Jordão;
2. Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná;
3. Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;
4. Transfiguração de Jesus;
5. Instituição da Eucaristia;

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)
1. Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras;
2. Flagelação de Jesus;
3. Jesus é coroado de espinhos;
4. Jesus carregando a Cruz (Subida dolorosa ao Calvário);
5. A Crucificação de Jesus.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)
1. A Ressurreição de Jesus;
2. Ascensão de Jesus nos Céus;
3. A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Pentencostes);
4. A Assunção de Maria aos Céus;
5. Coroação de Maria, como Rainha dos Céus.


Orações do Terço
Sinal da Cruz: é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Creio em Deus Pai (Credo): contém as principais verdades de nossa fé.
"Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
"
Pai Nosso: a mais perfeita oração, a oração dos filhos de Deus, ensinada por Jesus.
"Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia dai-nos hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
"
Ave-Maria: é a mensagem de saudação do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel à Virgem Maria. Contém também uma petição acrescentada pela Igreja.
Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.

Santa Maria,
Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte.

Amém.
Glória ao Pai: um hino de louvor à Santíssima Trindade, com o qual normalmente encerramos nossas orações.
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém
"
Jaculatória:
"O meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aqueles que mais precisarem".
Oração Preparatória ou Inicial:
"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. e renovareis a face da terra."Oremos"Deus, que instruistes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamento todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhos nosso. Amém"
Oferecimento
"
Divino Jesus, eu vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as vritudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. Ofereço-vos particularmente este Terço, pelo aumento e santificação das vocações. Ò Maria, Rainha do Clero, rogai por nós; obtendo-nos numerosos e santos sacerdotes."
Agradecimento:
“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar ( ou se desejar pode dizer: e para melhor expressarmos o nosso agradecimento), Vos saudamos com uma Salve, Rainha."
Salve, Rainha: um hino de louvor à Mãe de Deus e nossa.
"Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."
Credo Espiritualista: Para todos aqueles que tem dificuldades em aceitar o credo católico. Não deixemos de prestar a nossa homenagem à Maria de Nazaré.
"Creio em Deus-Pai, Todo Poderoso, Onipresente, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis.
Creio em Jesus Cristo - Nosso Senhor, - Filho Primogênito de Deus, Luz da Luz, Senhor Eleito do Senhor Supremo, e Verdadeiro Deus; gerado, mas não feito para o pecado ou fins ilícitos, agora em consubstancial perfeição espiritual no seio do Pai e supremo criador de todas as coisas, o qual, por amor de nós e para nossa Salvação, desceu entre nós e encarnou-se por Decreto Divino, em Maria Santíssima e tornou-se Homem!
Foi, também, pelos homens, crucificado, sob o poder de Pôncio Pilatos; padeceu injúrias e foi sepultado; ressuscitou, no terceiro dia, segundo as antigas escrituras originais. Subiu ao Céu, está assentado à Direita do Pai, de onde há de vir, um dia, julgar os vivos e os chamados "Mortos", e o seu reino não terá fim.
Creio na Igreja Universal de Cristo, una, santa, cordial, evangélica, pura, humilde, apostólica e modelo de fé, semeando Amor e Caridade com exemplos decididos de renúncia, altruísmo e abnegação, acima de sectarismo belicoso e de todos os conflitos religiosos do mundo!
Creio no Batismo Espiritual, como caminho que desperta o arrependimento e como a ajuda para a penitência dos erros e culpas, para alcançar por fim, a remissão dos pecados do Espírito sobre o corpo.
Espero a ressurreição espiritual dos chamados "Mortos" em outras vidas de aperfeiçoamento e a imortalidade da vida, através dos renascimentos sucessivos, nos séculos futuros.
Amém."

COMO REZAR O TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO


REZA-SE NA MEDALHA O INÍCIO:
V. Deus, vinde em nosso auxílio

R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Glória ao Pai... 

Primeira Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor Jesus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao primeiro coro de Anjos 

Segunda Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao segundo coro de Anjos 

Terceira Saudação 
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao terceiro coro de Anjos 

Quarta Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir das nossas más paixões. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao quarto coro de Anjos 

Quinta Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor Jesus se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de Satanás e dos demônios. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao quinto coro de Anjos 

Sexta Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo o mal. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao sexto coro de Anjos 

Sétima Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência. 
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao sétimo coro de Anjos 

Oitava Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso.
Amém. 
Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao oitavo coro de Anjos 

Nona Saudação 

Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu.
Amém. Glória ao Pai... Pai Nosso... 
Três Ave-Marias... ao nono coro de Anjos 


Ao final, reza-se:

Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.

Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.

Um Pai Nosso em honra de São Rafael.

Um Pai Nosso em honra de nosso Anjo da Guarda. 

Antífona: 
Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.
Amém. 

V. Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo. 
R. Para que sejamos dignos de suas promessas. 

Oração 
Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
Pai Nosso Espiritualista
"Pai Nosso, que estais no Infinito das alturas, dos mundos, dos sóis e dos céus;
Santificado seja vosso nome, aqui na Terra e em todo Universo;
Venha a nós o vosso Reino de Amor e Sabedoria;
Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Absoluto do Eterno e do Imutável;
O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje e sempre, tanto para o Espírito, como para o sustento do corpo;
Perdoai as nossas culpas, paixões e maldades, assim como devemos perdoar e amar a todos os nossos devedores em ofensas e crimes, segundo vossas Leis de Amor Universal;
E não nos deixeis cair em tentação do erro e do pecado - tanto da mente como do corpo; quer exterior quer interior;
E, livrai-nos de todo mal, tanto tangível como intangível.
Assim Seja!
Livrai-nos Senhor, nós vo-lo pedimos na mais profunda e secreta súplica, a nós, que somos vossos servos humildes, de todos os males e assaltos negativos, passados, presentes e futuros, tanto da alma como do corpo;
Dai-nos pela vossa Suprema Bondade, a paz e a saúde e sede-nos propício, a fim de que possamos elevar-nos até a vossa presença, iluminados e redimidos, pelo nosso passado e pelo nosso presente, pela intercessão da Bem Aventurada e piedosa Mãe Maria Santíssima, do Precursor São João Batista, de Jesus Vosso Filho e nosso Senhor, e dos Apóstolos São Pedro, São Thiago Maior, São Paulo, Santo André, São Thiago Menor, São João Evangelista e de todos os Santos, Discípulos, profetas e Mártires, imolados em todos os tempos pela glória de vossa causa divina e eterna.
Amém."



Terço de Santa Teresinha


Início: Creio, Pai-Nosso e três Ave-Marias.

Nas contas grandes:

"Meu Deus, eu quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra".

Nas contas pequenas:

"Meu Jesus, eu vos amo."







Terço pelos Sacerdotes

Inicia-se:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Unidos ao nosso pastor SS. Bento XVI, rezemos:
Creio em Deus...
Ao Deus Trindade, pedimos forças ao Papa Bento XVI na direção da Igreja!
Pai-Nosso.
Com Maria, pedimos ao Pai muitas e santas vocações!
Ave-Maria.
Com Maria, pedimos a Jesus padres abnegados e coerentes com a sublime vocação!
Ave-Maria.
Com Maria, pedimos ao Espírito Santo, a luz verdadeira a todos os padres para juntos lutarem nos caminhos da salvação!
Ave-Maria.

Antes da 1ª dezena rezar:Ser Sacerdote é estar revestido de poderes tal qual Jesus.

Oh! Pai Eterno precisamos de Sacerdotes leais e puros como Vosso Filho os instruiu.

Olhai para nós e enviai muitos bons operários!
Rezar o Pai-Nosso.
Nas dez contas rezar:

Tu és Sacerdote para sempre! Segundo a ordem de Melquisedéc!

Glória ao Pai...

Antes da segunda dezena rezar:

Ser Sacerdote é estar revestido de poderes tal qual Jesus.

Oh! Jesus, que na Quinta Feira Santa mandastes aos Sacerdotes à missão perpétua, fazei 


com que cumpram fielmente a Vossa ordem, para que todo o rebanho se santifique, para a 


Glória do Deus Trindade!
Rezar o Pai-Nosso.
Nas dez contas rezar:

Tu és Sacerdote para sempre! Segundo a ordem de Melquisedéc!

Glória ao Pai...

Antes da terceira dezena rezar:

Ser Sacerdote é estar revestido de poderes tal qual Jesus.

Oh! Deus Espírito Santo, enchei corações e almas sacerdotais com Vosso amor, para que


 difundam com fé as coisas do Reino Celestial!
Rezar o Pai-Nosso.
Nas dez contas rezar:

Tu és Sacerdote para sempre! Segundo a ordem de Melquisedéc!

Glória ao Pai...

Antes da quarta dezena rezar:

Ser Sacerdote é estar revestido de poderes tal qual Jesus.
Oh! Maria, Mãe da Igreja, ajude-nos na intercessão junto ao Deus Trino e Eterno, para a busca de novas e santas vocações, para que o reino cresça mais e o rebanho finalmente caminhe em uma só estrada.
Rezar o Pai-Nosso.
Nas dez contas rezar:

Tu és Sacerdote para sempre! Segundo a ordem de Melquisedéc!

Glória ao Pai...

Antes da quinta dezena rezar:

Ser Sacerdote é estar revestido de poderes tal qual Jesus.

Oh! Deus Uno e Trino, pedimos proteção ao nosso Papa Bento XVI, para que continue


 dirigindo com coragem e fé o rebanho santo e para que todas as ovelhas se unam em torno


 deste Pastor tão santo.

Rezar o Pai-Nosso.
Nas dez contas rezar:

Tu és Sacerdote para sempre! Segundo a ordem de Melquisedéc!

Glória ao Pai...

Encerramos este terço agradecendo a Maria, por nos conceder o privilégio de ser desta 


Igreja tão Santa, com seus padres devotos, por termos o Santo Padre como nosso líder e 


Pastor, deste rebanho de Cristo.
Salve Rainha.
Santos Sacerdotes, Senhor
Multiplicai, Senhor, Sacerdotes em Vossa Igreja.
Dai à Vossa Igreja Sacerdotes verdadeiramente Santos.
Sacerdotes Santos, mensageiros das verdades eternas e que saibam apresentá-las aos 


homens do seu tempo e do seu país.
Sacerdotes Santos, que falem a linguagem de seus irmãos, mas se acautelem de não 


comprometer, com opiniões que variam e morrem a imperecível mensagem do Vosso 


Evangelho.
Sacerdotes Santos que, santificando-se, santifiquem e conduzam para o Céu as almas a 


eles confiadas.

Sacerdotes Santos, que atinjam e bebam copiosamente na Santa Missa de cada dia, as 


graças que esperamos.

Sacerdotes Santos, que busquem na oração e na união com Deus, as divinas energias tão 


necessárias para vencerem os ataques do mundo, da carne e do demônio.

Sacerdotes Santos, que vivam o Evangelho e nos dêem testemunhos de tudo aquilo que 


eles próprios nos ensinam em Vosso nome. Amém.











Terço do perdão

Primeiro Mistério:

No primeiro mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele orou e suou sangue no horto, porque muitas vezes eu me deixo levar pelo orgulho, egoísmo, vaidade, raiva e ódio.

Segundo mistério:

No segundo mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi açoitado na casa de Pilatos, porque muitas vezes eu me deixo levar pelo ciúme, inveja, auto-suficiência, hipocrisia, pecados da língua, preguiça e mentira.

Terceiro mistério:

No terceiro mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi coroado de espinhos porque eu me deixo levar pelos maus pensamentos, más palavras, julgamentos e condenações, impurezas e infidelidades.

Quarto mistério:

No quarto mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele carregou a cruz porque eu, muitas vezes, cometo pecados por falta de aceitação, por reclamar e murmurar, não querendo levar a minha cruz.

Quinto mistério:

No quinto mistério, eu peço perdão a Jesus, pois Ele foi crucificado por causa da falta de confiança que eu tenho e por causa do medo.
Senhor Jesus, do alto da cruz o Senhor me ensinou a perdoar.
Ajuda-me a perdoar e a amar as pessoas.
Eu perdôo e amo........(citar os nomes); eu amo e perdôo..........(repetir várias vezes).

Na cruz:

Rezar o Credo

Nas contas do Pai-Nosso (grandes):

Rezar o Magnificat:
"E Maria disse:
'Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre'"
(Lc. 1, 46-55).

Nas contas da Ave-Maria (pequenas):

"Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo."

No final de cada dezena:

Rezar o Glória e acrescentar:
"Senhor Jesus, abençoa.....................(citar os nomes das pessoas às quais se está perdoando)
e ajuda-me a perdoar-lhes, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são."

No fim:

Rezar a Salve-Rainha.



Terço de Santa Ana Avó de Jesus
Devoção que os particulares devotos de tão grande santa praticam todos as terças-feiras e nos dias 26 de cada mês.

Início:

Santa Ana de Deus amada e de todos alegria, sede sempre nossa advogada, pois sois Mãe de Maria. Em vez do Pai-Nosso:
Assim como isto é verdade, Senhora minha, fazei que minhas penas, se voltem em alegrias, particularmente as das última agonia. Em vez da Ave-Maria, se repete dez vezes:
Santa Ana Santíssima.
Mãe de Maria Sacratíssima.

Oração Final:

Santa Ana avó de Cristo,Mãe da Mãe de Deus por teu grande mérito tende compaixão de nós.
Voltai teus olhares a nossa dor;
Enxugai meu pranto, acalma minha aflição.
Minha Senhora Santa Ana!
Com tão belo dom nasceste que a quem suas penas te contava Vós sempre o socorreste.
Aqui prostrado a teus pés socorro venho a pedir:
Olhai-me com compaixão pela alegria que tiveste quando a Virgem Maria entre teus braços tivestes.
Ereis avó de Deus Consoladora dos tristes;
Ajudai-me por tuas penas, que tão grandes as tivestes.

Última Oração

Deus te salve, Maria cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita sois Vós entre todas as mulheres e bendita Senhora Santa Ana.
Vós Santíssima Mãe, a qual nasceste sem mancha de pecado, e de Vós nasceu Jesus filho de Deus vivo, que vive e reina por todos os séculos 
dos séculos. Amém.




Terço Chama de Amor
É rezado da mesma forma que o Terço comum.
Cinco vezes seguidas o Sinal da Cruz em honra das Cinco Chagas de Jesus:
+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;
+ Pelo Sinal da Santa Cruz,
+ Livrai-nos Deus, nosso Senhor,
+ dos nossos inimigos;
+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Todas as Ave-Marias são rezadas com a jaculatória da Chama de Amor:
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco Bendita sois Vós entre as mulheres
e Bendito é o fruto do Vosso ventre,
Jesus Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores e
derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes da vossa Chama de Amor,
agora e na hora da nossa morte. Amém!
A Ave-Maria assim rezada cega o maligno, de modo que ele nada pode fazer para tentar e perder as almas durante essa oração.
A cada três Ave-Marias assim rezadas, uma alma é libertada do Purgatório;
No mês das almas (novembro), a cada Ave-Maria assim rezada são libertadas dez almas do Purgatório.





Terço da Paz
No início:
Creio, Três Ave-Marias, Glória

Nas contas grandes:

Rainha da Paz
A Paz desse mundo está nas mãos de cada um de seus filhinhos.
Eu quero a Paz; a Paz no coração, a Paz no pensamento e a Paz no mundo inteiro.
Amém.

Nas contas pequenas:

Eu quero a Paz.
A Paz para todos e todos irmãozinhos meus.
Rainha, Rainha da Paz, a Paz, a Paz na humanidade inteira.

Ao final do terço:

Consagração à Nossa Senhora.
Salve-Rainha.
Inimigo não vai existir sempre.
A Paz vai acabar com os espíritos malignos. ( três vezes )






Terço do Triunfo

Eu Sou a Senhora Mãe de Deus, Sou a Santíssima Virgem Maria, a Senhora do Triunfo Universal.

Terço ensinado pela Santíssima Virgem Maria.

No início:
Creio,Salve-Rainha e Pai-Nosso.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende misericórdia de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende compaixão de nós.
Amém.
Pai-Nosso.

Nas contas pequenas:

Sagrados e Imaculados Corações de Jesus e Maria, que o Triunfo de Vosso Corações pulse de Amor pela humanidade inteira.

Nas contas grandes:

Corações Imaculados de Jesus e Maria, derramai os raios de Vosso Triunfo pela Conversão do Mundo inteiro.

No final:

Vinde Jesus e Maria.
Trazei a Glória e o Esplendor de Vossos Corações para converter aqueles que se negam a aceitar o Triunfo de Vossos Divinos Corações.
Amém.


http://x3b.xanga.com/c288167136460245115514/z151609148

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS IRMÃOS, QUE A GRAÇA , PAZ E O AMOR DE CRISTO ESTEJAM SEMPRE CONVOSCO.